História do Movimento de Cursilhos de Cristandade - MCC


O MCC é um movimento da Igreja Católica iniciado na Espanha, na Cidade de Palma de Maiorca, em 7 de Janeiro de 1949, por um grupo de jovens leigos, pertencentes a Juventude da Ação Católica (JACE) e coordenados por um bispo, Dom Juan Hervás, que os apoiou e organizou um curso intensivo de vivência cristã. Os Cursilhos daquela época chamavam “Cursilho de Formação e Apostolado”; depois “Cursilho de Juventude” e “Cursilho de Conquista”. A conquista do mundo para Cristo era a bandeira da JACE.

 

Está espalhado por mais de 100 países em todos os 5 continentes e no Brasil, o Cursilho chegou na Semana Santa de 1962, na cidade de Valinhos, São Paulo, pelos sacerdotes da missão católica espanhola. O clima pastoral de toda a Igreja no Brasil, acerca do início do Cursilho, era de renovação e de grandes esperanças e o Movimento de Cursilhos encontrou terreno preparado para uma notável expansão, ainda que profundamente marcado por suas origens e suas características. Devemos louvar a Deus, pelo imenso bem operado através dos Cursilhos, tanto em milhares de pessoas que reencontraram o caminho do coração do Pai, como em benefício de tantas Igrejas particulares. Muito fervor foi reacendido, muitos apóstolos suscitados, muita ação pastoral intra-eclesial foi motivada.

 

No dia 14 de dezembro de 1963, num breve pontifício, ainda no primeiro ano do seu Pontificado, o Papa Paulo VI, declara São Paulo Apóstolo, Patrono Celestial do Movimento de Cursilho de Cristandade, a pedido dos cursilhistas na Ultréia Nacional realizada em Tarragona, por ocasião do ano Santo Paulino no dia 07 de julho de 1963.

 

Em 8 de Dezembro de 1965 encerrou o Concílio Vaticano II, que veio dar um importantíssimo impulso ao programa do Cursilho, e a 28 de Maio de 1966 realizou-se a primeira Ultréia Mundial, em Roma, onde o Papa Paulo VI, numa alocução a todos os títulos inesquecível, consagrou ao mundo o programa dos Cursilhos de Cristandade, considerando-os como "palavra purificada na experiência, acreditada em seus frutos, que hoje percorre com carta de cidadania os caminhos do mundo".

 

Em Goiânia o 1º Cursilho foi de 5 a 8 de janeiro de 1966.

 

O que é o Cursilho?

 

O MCC é um Movimento de Igreja Católica que tem seu lugar nas "Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil" e tem sua missão específica na ação pastoral e evangelizadora e no contexto eclesial. Essa missão ou função está determinada por seu carisma e expressa por sua finalidade, qual seja, possibilitar a vivência do fundamental cristão, visando criar núcleos de cristãos que fermentem de Evangelho os ambientes, ajudando-os a descobrir e a realizar a vocação pessoal.

 

Ressalta-se que o fundamental cristão nada mais é do que dar a resposta ao Plano de Deus em Graça, seguindo Jesus Cristo.

 

Tem um método próprio: querigmático, vivencial, testemunhal, que o caracteriza e se aplica aos seus três tempos, isto é, ao pré-cursilho, ao cursilho e ao pós-cursilho, e que possibilita ao participante a vivência do fundamental cristão.

 

No seu carisma tem sua característica pastoral própria, específica, onde ajuda cada um a descobrir sua vocação, ou seja, o fundamentalmente cristão, respeitando essa vocação que nada mais são do que os talentos e carismas de cada um.

 

Se situa como um elemento e um instrumento da Pastoral profética, com função própria no contexto das "Diretrizes" e de suas "exigências básicas", operando na fermentação dos ambientes, através de uma forma específica determinada por seu método próprio.

 

O Cursilho é uma oportunidade para um autoconhecimento, uma auto avaliação do nosso cristianismo.

 

Chama-se Cursilho de Cristandade, pois se busca a conquista do mundo para Cristo, não pela força, mas sim pela razão. E é um Movimento, pois se move em torno do cristão e por estar sempre em movimento, isto é, adaptado as novas realidades e desafios.

 

O que podemos afirmar em relação ao Cursilho é que é um meio de se aprender em apenas três dias o modo de ser feliz a vida inteira, e não é exagero.

 

No Cursilho são estudados os problemas do homem de hoje, buscando para eles a solução, que para nós é a solução cristã, dada pelo Evangelho, uma solução prática.

 

Para que serve o Cursilho?

 

Para dar respostas aos inúmeros questionamentos que temos como pessoa, seres humanos. Mostrar como o Evangelho e seus critérios e valores podem ser respostas para o homem, que se encontra situado na era da tecnologia e da modernidade, tendo consciência, liberdade, responsabilidade.

 

Serve também para que as pessoas deem um tempo e reflita sobre a sua vida e os desafios que a caminhada lhe proporciona, bem como dar um conhecimento mais profundo da BOA NOVA DO REINO para despertar e assumir uma dinâmica de vida que se chama conversão, e a partir daí, passar a anunciar esta BOA NOVA ao mundo segundo o PLANO DE DEUS, denunciando as contradições de uma sociedade que se diz cristã, mas que na realidade não está vivendo os valores do REINO.

 

Para quem é o Cursilho?

 

Para homens e mulheres que tem personalidade, os que decidem por si mesmos. Para aqueles que são líderes e que influem na família, no seu ambiente de trabalho, em sua comunidade e entre os amigos. Para os maduros, os equilibrados, os entusiasmados, os que não tem medo, os que assumem. Também os humildes, aqueles que sabem aceitar, ou seja, humildes, mas valentes. Para os que procuram redescobrir sua personalidade através de opções conscientes, enfim, é para todos nós que estamos dispostos a abrir o coração, que somos capazes de nos entregarmos, capazes de agir.

 

O Cursilhos existe como instrumento de evangelização, pois a missão fundamental da Igreja é evangelizar os homens e o mundo.

 

Cursilhos de Cristandade, um Movimento ligado diretamente a Arquidiocese, mas que tem uma proximidade e atuação muito grande junto as paróquias onde encontram-se instaladas suas Escolas Vivenciais e que estão sincronizadas com as ações paroquiais ali desenvolvidas. É por intermédio dessas Escolas Vivenciais que, semanalmente, os cursilhistas se encontram para abastecerem e partilhar conhecimentos objetivando renovar o seu fundamental cristão, de modo que a sua missão como discípulo missionário e evangelizador de Jesus Cristo esteja cada vez mais fortalecido.

 

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado! DECOLORES!!!

 
Indique a um amigo
 
 
Mais artigos