 
		Prezados paroquianos,
Parabéns por sua decisão de buscar a bênção de Deus para a sua união conjugal através do Sacramento do Matrimônio. Sintam-se bem-vindos! Apresentamos as orientações abaixo a fim de preservar o caráter religioso da celebração, bem como auxiliar na organização e nos preparativos do seu casamento na Igreja. Os itens seguidos de asterisco foram estabelecidos conforme o Código de Direito Canônico e as Diretrizes da Arquidiocese de Goiânia para o Sacramento do Matrimônio. Os demais tópicos são normas pastorais e administrativas da Paróquia Salesiana Sagrado Coração de Jesus.
I.	Local da Celebração do Matrimônio
1.) * O local da celebração do Matrimônio é a Igreja Paroquial. “Não se permite a celebração do Matrimônio em clubes, salões, fazendas e similares ou forma alguma de bênção pós- matrimonial. Em nenhum caso serão feitas exceções” (Diretrizes do Sacramento do Matrimônio, nº 21, p. 51).
2) * Embora seja recomendável que o casamento aconteça na comunidade de origem de um dos noivos, a celebração matrimonial pode ser realizada em outra Paróquia. Porém, neste caso, a documentação deve ser encaminhada na Paróquia onde o noivo ou a noiva estejam vinculados pela residência ou vivência da fé. No momento oportuno, a Paróquia de origem encaminhará os documentos para a Paróquia onde a celebração se realizará.
II.	Agendamento e Documentação para a Habilitação Matrimonial
O agendamento é apenas uma reserva de data e não obriga a Paróquia a realizar o Matrimônio. Somente depois de providenciada a documentação requerida, e demonstrando-se em conformidade jurídica e pastoral com o Sacramento do Matrimônio, é que os noivos estarão habilitados a casar-se na Igreja. O agendamento supõe, da parte dos noivos, a aceitação e o cumprimento das normas da Igreja.
Os paroquianos poderão agendar o seu matrimônio com até 2 anos de antecedência. Os noivos procedentes de outras Paróquias poderão agendar com um ano ou menos da data da celebração.
Para agendar o matrimônio, os noivos devem preencher um cadastro com informações pessoais na secretaria paroquial e somente assim, a data será reservada. Feito isso, seguem as providências posteriores a serem apresentadas com antecedência de três meses do dia da celebração:
Para os que desejam se preparar para o matrimônio, deverá procurar a secretaria paroquia e dar inicio ao processo matrimonial.
PROCEDIMENTOS PARA O PROCESSO DE CASAMENTO
Documentos necessários para entrada do processo
√ Certidão de Batismo (atual com seis meses de validade)
√ Comprovante residência (água, luz e gás)
√ Fotocópia/cópia do RG dos noivos
√ Comprovante Encontro de Noivos 
√ Certidão do Casamento Civil ou protocolo da entrada no cartório
√ Certidão de óbito (se viúvo (a))
√ Taxa (valor na secretaria)
Obs.: A documentação deverá ser entregue de preferência seis meses antes do casamento.   
Qualquer dúvida entre em contato conosco!
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